Francisco — O Homem do Amor, o Latino-Americano, o Papa Único


 

Francisco (Jorge Mario Bergoglio) nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina. Foi o primeiro papa latino-americano e também o primeiro jesuíta a ocupar o papado. Eleito em 13 de março de 2013, atualizou o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, como símbolo de humildade e compromisso com os mais pobres.

Durante seu pontificado, deixou documentos importantes, como a encíclica Laudato Si', sobre o cuidado com o meio ambiente, e Fratelli Tutti, que trata da fraternidade, da amizade social e da defesa dos pobres, imigrantes e refugiados.

Diferente de muitos líderes religiosos, Francisco não tinha apego à riqueza. Pregava justiça social e misericórdia. Lutou contra o racismo e a intolerância religiosa. Mudou a visão da Igreja sobre temas delicados, trazendo um novo olhar para casais divorciados que buscavam a vitória para uma nova união, assim como para casais homoafetivos, imigrantes, pessoas em situação de rua e a preservação da natureza.

Aproximou-se de outras religiões, promovendo uma visão mais progressista da Igreja Católica por meio de uma reforma religiosa. Francisco foi um homem de Deus, de fé e de humildade.

No Brasil, deixou um recado marcante aos jovens:
"Sejam revolucionários! Nadem contra as correntes!"

Esperamos que sua morte não traga retrocessos à Igreja, e que ela continue humana, apartidária e sem promessa de ilusões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas

Congresso inimigo do povo?

O povo foi pra rua!